طلب عرض سعر خدمات التمويل احجز تجربة قيادة حجز موعد صيانة اتصل بنا

Por que confundimos a direita e a esquerda

A direita e a esquerda são fáceis de confundir, especialmente quando nos apressamos ou pensamos profundamente. Em algumas situações, esse erro pode fazer muito caro. O biopsicólogo Sebastian Oslenburg e o psicólogo clínico Lidia Fedorova ajudarão a descobrir por que isso acontece e como aprender a determinar corretamente a direção.

Muito antes da revolução no Império Russo, os oficiais que treinaram soldados no terreno do desfile enfrentavam o problema: recruta dos camponeses, em princípio, não distinguiram o direito e o direito. Portanto, a equipe “certa! Esquerda!”Foi refeito para eles em compreensíveis e simples:” feno! Canudo!”” Hay ” – perna esquerda,” palha ” – certo. Então os soldados aprenderam uma broca mais rápida.

Os tempos de servos analfabetos passaram há muito tempo e muitas pessoas ainda estão confusas com a lei e saem. Aqueles que foram para aulas de ioga ou dança se depararam com essa situação: o professor mostra o movimento, repita tudo atrás dele, e haverá algumas pessoas que esticarão outra perna ou mão.

Confusão com esquerda e direita é realmente frequentemente encontrada. Especialmente se estivermos com pressa. Por exemplo, quando dirigimos um carro em uma autobahn com trocas complexas e tentamos não perder a curva à direita, ouvindo as instruções do navegador ou passageiro. Então, por que estamos o tempo todo para confundir os lados, mas não enfrentamos nenhum problema com os conceitos de sub-e para baixo ou para frente?

O biopsicólogo Sebastian Oslenburg estuda a influência do cérebro e dos neurotransmissores no comportamento, processos mentais e emoções de uma pessoa. Ele chama duas razões pelas quais confundimos a direita.

  • “Law” e “Left” mudam dependendo do ângulo de visão. Quando uma pessoa pelo contrário indica a direção, podemos ficar confusos e cometer um erro.
  • “Esquerda” e “Law” são conceitos condicionais, eles não são determinados por leis físicas. Para determinar onde a parte superior e inferior, você pode simplesmente jogar a maçã – ela sempre cairá. É mais difícil descobrir a lei esquerda-direita.

Quantas pessoas estão confusas com a esquerda e a direita?

“Um grande número de pessoas enfrenta problemas semelhantes na vida cotidiana”, escreve Oslenburg. O primeiro grande estudo sobre este tópico foi publicado na década de 1970. Médicos e seus cônjuges participaram. Cerca de 9% dos homens e 17% das mulheres disseram que costumam confundir a esquerda-direita. Estudos realizados mais tarde mostraram que cerca de um terço das pessoas pelo menos às vezes confundem a esquerda e a direita.

Uma característica inofensiva ou tendência perigosa?

Existem tipos de atividades em que a confusão é muito cara. Por exemplo, no trabalho de um cirurgião. Em janeiro de 2000, dois médicos em um hospital em Gales do Sul acidentalmente removeram um rim esquerdo saudável em vez de um paciente com a direita, o que acabou levando à morte do paciente, escreve Oslenburg.

Os trabalhadores médicos geralmente são limitados no tempo, portanto os erros são mais prováveis. Isso é confirmado pelos dados de uma pesquisa de estudantes de estudantes de medicina-eles costumam confundir a direita e a esquerda. Os médicos usam marcação especial antes da cirurgia. Com sua ajuda, o cirurgião pode determinar qual membro ou órgão deve ser operado ou removido.

A importância de tal marcação foi confirmada em 2014 devido ao estudo do trabalho dos cirurgiões oculares de Israel. Dentro da estrutura do projeto, os cirurgiões foram chamados de nome do paciente, seu rosto foi mostrado a uma distância de 2 metros e pediu para lembrar em que olho foi operado. Os médicos conseguiram dar a resposta correta, conhecendo o nome do paciente, apenas em 73% dos casos. E olhando para o rosto dele – em 83% dos casos. Quanto mais tempo ocorreu entre o exame pré -operatório e a operação, mais erros havia.

O que acontece no cérebro quando confundimos a esquerda e a direita?

Então, por que cometemos esses erros?

Oslenburg escreve: “Estudos de pacientes mostraram que, a fim de distinguir entre a esquerda e a direita, o giro angular na fração parietal do cérebro é muito importante”.

Danos nesta área podem levar à síndrome de Herstman, tão chamada. Esta é uma condição neurológica rara na qual os pacientes aparecem:

  • A agnosão dos dedos é um distúrbio no qual o paciente não pode indicar o mesmo dedo na mão que o médico mostra na mão;
  • AGRAGE – A falta da capacidade de escrever, conectar letras e sílabas;
  • Akalculia – violação inválida e incapacidade de contar operações;
  • confusão com a definição de lei e esquerda.

Os neurobiologistas usaram vários métodos para determinar se a crença angular afeta erros com pessoas esquerda-direita em pessoas saudáveis, e não apenas em pacientes com síndrome de Gerstmann. Usando várias técnicas, incluindo estimulação magnética e ressonância magnética, os cientistas descobriram: o giro angular realmente se torna ativo quando uma pessoa tenta escolher a direita ou a esquerda, e a violação do funcionamento correto do giro da esquina leva a erros frequentes.

Então, o que é a crença angular? Estudos mostraram que está envolvido nos processos associados ao idioma (por exemplo, processamento e leitura semântica de palavras), bem como no trabalho de memória e consciência espacial. Oslenburg acredita que combina esses processos para que possamos controlar nossas ações.

Estudos explicam por que o funcionamento saudável desta parte do cérebro é tão relevante para determinar a direita e a esquerda. De fato, para essa distinção, são necessários ambos os processos verbais – as palavras “esquerda” e “direita” precisam ser aplicadas a objetos no ambiente – e memória, pois devemos lembrar que à direita e o que à esquerda. E, é claro, é necessário processamento espacial, pois precisamos descobrir se os objetos estão à esquerda ou direita. Se não houver interação, pode ocorrer confusão.

Como se livrar da confusão?

Com mais frequência confundimos a direita e a esquerda, se estivermos em um estado de estresse ou com pressa. Portanto, o biopsicólogo acredita, nesses momentos, faz sentido parar e contar a nós mesmos – precisamos do lado direito ou esquerdo. Você pode usar as “trapaceiros”. Por exemplo, lembre -se de que mão seguramos a caneta. De qualquer forma, todos esses truques levam tempo. É possível desenvolver a habilidade desejada para reagir mais rapidamente?

“Somos todos diferentes, com habilidades diferentes, experiência diferente”

Psicólogo Clínico Lidia Fedorova

Algumas pessoas distinguem de maneira fácil e rápida entre a esquerda e a lei, outras têm mais dificuldades. Isso acontece porque somos todos diferentes, com habilidades diferentes, experiência diferente, com diferentes recursos iniciais. Além disso, muitos mecanismos neurofisiológicos estão envolvidos em um processo tão complexo.

Se a confusão não estiver associada a um grave dano ao cérebro, esse é provavelmente um recurso individual. Como regra, para superar a confusão, basta trabalhar conscientemente para a habilidade por algum tempo – por exemplo, jogando jogos simples.

1. Coloque a mão “infeliz”. Direita -arrasada -esquerda -com a esquerda e a esquerda -direita. Para isso, por exemplo, você pode lembrar que seu relógio está sempre à sua mão esquerda/direita ou constantemente use uma pulseira leve, anel.

2. https://hemingway.world/2023/12/04/forest-raja-comment-india-free-500-invited-bonus-cbl/ “Trabalhe” os lados esquerdo e direito. Mentalmente, caminhe pelo corpo, observando e chamando de peças, por um lado, então – por outro. Temos uma orelha esquerda e direita, olhos esquerdo e direito, e assim por diante. Você pode brincar com você ou com um parceiro no jogo: “Despeje a orelha esquerda com a mão direita e com a mão esquerda o cotovelo direito, de pé no salto direito”.

3. Jogue jogos com esquemas espaciais. Pergunte a um amigo ou parente para fornecer comandos de comando, por exemplo: “Dê três passos à esquerda, dê um passo à frente, quatro passos para a direita”. Para manter a motivação e o envolvimento no processo no final da missão, uma promoção surpresa pode esperar por você.

Você pode complicar o jogo, dar instruções: “Passe da esquerda para a direita” ou vice -versa. Os adultos podem criar padrões a partir da memória. Nesse jogo, você mesmo diz como exatamente você chegará ao ponto acordado – por exemplo, você irá ao shopping center. É importante descrever o movimento aqui, operando com os conceitos de “lei” e “esquerda”. Seu amigo pode controlar o processo ou você mesmo, checando com o cartão. Você também pode jogar a bordo “fervura” ou jogos especiais para o desenvolvimento do pensamento espacial.

4. Aprenda a distinguir entre o lado esquerdo e direito dos outros. Para fazer isso, toque no “espelho” e “espelho, pelo contrário”. No primeiro caso, você e seu parceiro se acordam em frente um ao outro. Ele se move, e você, como no espelho, repita seus movimentos – se ele levantar a mão direita, então você é, respectivamente, a esquerda. E no jogo “espelho, pelo contrário”, é necessário fazer movimentos na parte oposta do corpo: se o parceiro levantar a mão esquerda, você não o “reflete”, mas mude o lado e também aumente a esquerda.

5. Desenhe com as duas mãos. Esta é uma boa maneira de descobrir que lado é.

O treinamento diário ensinará a distinguir entre esquerda e lei e, com o tempo, a habilidade é automatizada. Bem, se não der certo, você pode consultar e trabalhar com um neuropsicólogo.